Touros do Ethereum ignoram ação regulatória contra exchanges e se preparam para o hard fork Shapella

Nos últimos doze dias, o preço do Ether (ETH) foi negociado em uma estreita faixa descendente. Surpreendentemente, nem mesmo as notícias do processo da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities contra a Binance e seu CEO, Changpeng “CZ” Zhao, foram suficientes para quebrar o nível de suporte do ETH.

Gráfico de 12 horas ETH/USD. Fonte: TradingView

O processo aberto em 27 de março alega que a Binance fornecia serviços de negociação de derivativos para clientes baseados nos Estados Unidos sem possuir a devida licença. Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA enviou à Coinbase um aviso de Wells em 22 de março.

Mesmo que os traders não vejam razão para reduzir suas posições de Ether devido ao aumento dos riscos regulatórios, a Binance detém 35% da participação sobre o interesse em aberto em futuros de Ether. Portanto, se os traders forem repentinamente obrigados a liquidar suas posições ou se houver uma redução repentina na liquidez depois que usuários dos EUA forem efetivamente bloqueados nos mercados de derivativos da Binance, deve-se antecipar um impacto significativo sobre o Ether.

Pode-se apontar para a resiliência do mercado depois que a exchange de derivativos BitMEX perdeu sua liderança em termos de participação de mercado após uma interrupção de 30 minutos em março de 2020 durante uma queda do Bitcoin. No entanto, não há como prever o resultado do caso dos reguladores contra a Binance, então seria ingênuo supor que há uma chance nula de interrupção do serviço – mesmo que isso signifique que os clientes possam fechar suas posições e retirar seus ativos.

Em vez de focar apenas no preço do ETH, é essencial monitorar de perto os derivativos do Ether para entender como os traders profissionais reagirão.

Derivativos de ETH mostram aumento na demanda por posições compradas

Em mercados saudáveis, o prêmio futuro anualizado de dois meses deve ser negociado entre 5% e 10% para cobrir os custos e os riscos associados à operação. No entanto, quando o contrato é negociado com desconto (backwardation) em relação ao mercado à vista, isso indica falta de confiança dos traders e é considerado um indicador de baixa.

Prêmio anualizado de futuros de 2 meses do Ether. Fonte: Laevitas

Em 29 de março, os operadores de derivativos que usam contratos futuros ficaram um pouco mais otimistas – o indicador subiu para 4%. O prêmio futuro atingiu seu nível mais alto em quatro semanas, apesar de permanecer abaixo do limite neutro de 5%. Esses traders ficaram ainda mais confiantes diante da estabilidade do mercado.

Ainda assim, a crescente demanda por posições compradas alavancagem (altistas) não se traduz necessariamente em uma expectativa de ação de preço positiva. Consequentemente, os traders devem também analisar os mercados de opções do Ether para entender como as baleias e os formadores de mercado estão precificando as probabilidades de movimentos futuros de preços.

Traders de opções não se incomodam com as ações dos reguladores

O desvio delta de 25% é um sinal revelador quando os formadores de mercado e as mesas de arbitragem estão cobrando demais por proteção de alta ou de baixa.

Em mercados de baixa, os investidores em opções vislumbram maiores probabilidades de queda de preço, fazendo com que o indicador suba acima de 8%. Por outro lado, os mercados de alta tendem a levar a métrica de inclinação abaixo de -8%, o que significa que as opções de venda de baixa têm menos demanda.

Desvio delta de 25% de opções de Ether de 60 dias. Fonte: Laevitas

O indicador de desvio delta está neutro desde 22 de março, indicando preços semelhantes para opções de alta e de baixa. No entanto, dado que o preço do Ether está se aproximando de seu nível mais alto em sete meses em US$ 1.800, seria de se esperar que as opções de venda de proteção fossem negociadas com um prêmio – o que não é o caso.

Dada a crescente pressão regulatória sobre a Coinbase e a Binance, fica claro que os mercados de derivativos estão sinalizando confiança. O momento de alta para o Ether também pode estar vinculado à confirmação do hard fork Shapella para 12 de abril. Após essa data, os validadores da rede poderão sacar seus ETH bloqueados na Beacon Chain.

Os mercados de opções e futuros indicam que os traders profissionais não estão preocupados com as ações dos reguladores contra a Binance e a Coinbase. Aqueles que acreditam que o padrão do canal descendente irá romper para cima têm uma confiança sólida.

Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.

As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são exclusivas dos autores e não necessariamente refletem ou representam as visões e opiniões do Cointelegraph.

LEIA MAIS

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *