O impacto do Bitcoin halving nos preços das criptomoedas é frequentemente superestimado, e o próximo halving, previsto para abril de 2024, pode ocorrer de forma diferente das anteriores – segundo um analista líder.
O evento de halving, que a cada quatro anos reduz pela metade a taxa pela qual novos Bitcoins (BTC) são criados, é geralmente considerado uma das principais catalisadores das maiores movimentações de alta do Bitcoin.
Apesar da narrativa otimista em torno do halving, no entanto, o evento por si só não garante necessariamente a valorização do preço do Bitcoin.
Se a oferta reduzida de novos BTC não for acompanhada por uma demanda significativa, os preços provavelmente não dispararão.
Além disso, o halving é um evento totalmente previsível, o que significa que todos os participantes do mercado sabem com antecedência quando ocorrerá. Portanto, seu preço atual pode já refletir o impacto do halving antes de acontecer.
“Coisas que mais antecipamos geralmente não acontecem”, disse o analista da Bloomberg, Mike McGlone, comentando sobre o evento muito esperado.
“E é isso que me preocupa. É um consenso completo”, continuou ele.
Além disso, cada vez que o halving ocorre, seu impacto na nova oferta de Bitcoin diminui; e com o tempo, seu impacto acabará se tornando irrelevante, argumentou. Mudanças na demanda, em vez de oferta, estão, portanto, se tornando o fator dominante que influencia o preço do Bitcoin.
Então, como o próximo Bitcoin halving impactará o mercado de criptomoedas? E, se não o halving, quais são os catalisadores por trás das movimentações cíclicas de alta do Bitcoin? Para descobrir, confira o último Relatório Cointelegraph no YouTube, e não se esqueça de se inscrever!