A participação de mercado da exchange de criptomoedas Binance no trading à vista caiu para 40% no final de 2023, em comparação com 62% um ano atrás.
De acordo com o relatório de 6 de novembro da empresa de análise de blockchain 0xScope, a exchange perdeu um terço de sua participação de mercado nos últimos 12 meses. “O volume de negociação à vista da Binance teve uma queda significativa no último ano, talvez devido à sua estratégia de listagem”, escreveram os pesquisadores, “A maioria das moedas populares experimentou uma desvalorização imediatamente após serem listadas na Binance.” Ao mesmo tempo, a exchange coreana Upbit viu o maior aumento, com sua participação no mercado à vista aumentando de 5% para 15,3% durante o mesmo período.
Quando todos os volumes de negociação de criptoativos, incluindo à vista e derivativos, são incluídos, a participação de mercado da Binance foi de 51,2% em outubro de 2023. Isso foi seguido pela OKX (13,4%), Bybit (9,6%), Bitget (7,0%) e MEXC Global (6,9%).
“Apesar de ainda estar na liderança, a Binance viu sua diferença encolher contra concorrentes principais, como a OKX e outras exchanges de segundo nível”, escreveram os pesquisadores, observando que sua participação de mercado geral estava em 54,6% em outubro de 2022.
Durante esse período, Bybit, Bitget e MEXC cresceram e se tornaram exchanges de segundo nível, atrás da Binance e da OKX, com uma participação de mercado combinada de 42,3%. “A Huobi, que tem ficado gradualmente para trás, forma o terceiro nível juntamente com a Kucoin, Gate e outras”, afirmam os pesquisadores.
Ao notar que o tráfego de sites e seguidores de mídias sociais têm “pouca ou nenhuma correlação” com o desempenho de mercado de uma exchange, a equipe da 0xScope descobriu que a participação da Binance no número de seguidores no Twitter diminuiu 5% no último ano, apesar de um aumento geral no valor base. Ao mesmo tempo, a OKX aumentou seu número bruto de seguidores em mais de 200%.
VEJA MAIS: