Opção de pagamento com criptomoedas por carros da Honda nos EUA só funciona por meio de plataforma terceirizada

A fabricante de automóveis Honda declarou que não aceita pagamentos em criptomoedas. Ainda assim, os interessados podem usar criptomoedas como o Bitcoin (BTC) para comprar um carro da Honda por meio de plataformas de terceiros.

No início de outubro, várias publicações informaram erroneamente que a Honda começara a aceitar criptomoedas como forma de pagamento. Mas a Honda não permite a compra de seus carros com criptomoedas, disse um porta-voz da empresa ao Cointelegraph, afirmando:

“A American Honda não aceita criptomoedas como forma de pagamento. As reportagens recentes sobre uma mudança em nossas políticas estão incorretos.”

A Honda não respondeu a perguntas adicionais sobre sua posição em relação às criptomoedas ou se a empresa planeja integrar pagamentos com criptomoedas no futuro.

Embora a Honda não aceite pagamentos com criptomoedas, as pessoas ainda podem usar plataformas de pagamentos com criptomoedas como a FCF Pay para comprar um carro da montadora.

De acordo com o diretor de operações da FCF Pay, Joseph Parkin, os carros da Honda não os únicos que podem ser comprados usando criptomoedas na plataforma. “Há mais fabricantes de automóveis na lista, incluindo Mercedes, BMW, Ford, Nissan e Mitsubishi”, disse Parkin ao Cointelegraph no início de outubro.

Ele disse que os pagamentos em criptomoedas realizados no FCF Pay são liquidados por um agregador de pagamentos por meio dos mesmos trilhos de pagamento que permitem o pagamento em dinheiro nas agências bancárias. “No caso desse fluxo de pagamento, as criptomoedas realmente estão agindo como dinheiro digital ou dinheiro da Internet”, disse Parkin. Ele acrescentou que apenas as empresas que fazem parte do sistema do agregador de pagamento de contas implantado pelo FCF Pay estão disponíveis no momento.

No momento, o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos. Ainda assim, o FCF Pay está trabalhando com outros parceiros para realizar a liquidação de contas cripto-para-fiat no México, em vários países da América Latina, em várias nações africanas e na Ásia, de acordo com o executivo.

O sistema de pagamento entrou em operação em setembro de 2023, permitindo a compra de produtos usando moedas como Bitcoin, Ether (ETH), XRP (XRP), Tether (USDT), USD Coin (USDC), entre outras, por uma taxa de US$ 3 mais 2% sobre valor total da fatura.

“Nosso objetivo é integrar empresas e corporações de todos os tamanhos e setores aos pagamentos com criptomoedas, e esperamos que os governos de todo o mundo se tornem cientes em breve dos benefícios de tornar mais fácil para as empresas aceitarem pagamentos com criptomoedas”, afirmou Parkin.

O executivo também enfatizou que a FCF Pay não firmou uma parceria com empresas como a Honda para permitir pagamentos com criptomoedas. “Nosso sistema permite que os clientes paguem com criptomoedas, mas as quase 21.000 empresas que aparecem no nosso sistema recebem moedas fiduciárias por meio de nosso agregador de pagamentos parceiro”, observou Parkin.

A notícia chega em meio à luta da FCF Pay para restaurar seu perfil no X (antigo Twitter) depois que a conta foi suspensa em 5 de outubro. Parkin relacionou a suspensão a acusações baseadas nas notícias falsas que estavam circulando na mídia.

“Estávamos sendo acusados de reivindicar parcerias com as empresas presentes em nosso sistema de pagamento, quando na verdade estávamos fazendo o melhor que podíamos para dissipar essas declarações falsas divulgadas em diversas fontes de notícias”, disse o executivo. Ele acrescentou que a conta do FCF Pay no X encontrou muitas “interações de bots” dias antes da suspensão. O FCF Pay sugeriu que a atividade poderia ter sido uma tentativa de fazer com que a conta fosse suspensa pelos concorrentes ou suas comunidades de apoio.

Conta suspensa do FCF Pay no X. Fonte: X

“A boa notícia é que, na verdade, estamos em meio a um processo de mudança de marca de qualquer forma, à medida que nos preparamos para o lançamento de nosso aplicativo móvel no final do ano. Podemos simplesmente acelerar o processo de mudança para a nova marca se a conta do FCF Pay não for desbloqueada em breve”, afirmou Parkin.

LEIA MAIS

Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Picture of Alexandre Santos

Alexandre Santos

Consultor de Tokenização e Founder na CriptoBr