Niterói, UFF e Cartesi implantam blockchain em sistema de transporte da cidade

Niterói, UFF e Cartesi implantam blockchain em sistema de transporte da cidade

A Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), o Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Cartesi fecharam uma parceria para o desenvolvimento de um projeto que integra a blockchain ao sistema de mobilidade da cidade. O objetivo é fazer a verificação e validação do cumprimento dos contratos de prestação de serviço do transporte público usando a tecnologia. Assim, espera-se maior transparência, verificabilidade e agilidade ao processo.

O projeto usará a blockchain Cartesi, com a integração dela diretamente ao MobNit, o sistema que armazena e disponibiliza os dados de transporte de Niterói. Entre esses dados estão o de localização dos ônibus e itinerários, que serão registrados na rede. Está previsto ainda um aplicativo do MobNit para dar acesso dessas informações aos passageiros, além de horários, itinerários e um sistema de registro de reclamações e sugestões que também utilizará a blockchain.

A parceria surgiu a partir do Hackathon@SBRC’24, promovido pela Cartesi em colaboração com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói com foco em serviços públicos. O projeto tem previsão de duração de 12 meses, com entregas programadas para os próximos meses.

“Nossa expectativa é que, quando finalizado, o projeto traga benefícios desde a redução de fricções no sistema ao acompanhamento transparente do cumprimento de contratos públicos”, afirmou Antônio Rocha, professor associado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense. “As informações registradas no sistema MobNit serão muito mais confiáveis e a prova de fraudes”, disse Bruno Maia, líder de crescimento de ecosssitema da Cartesi.

A parceria surgiu a partir do Hackathon@SBRC’24, promovido pela Cartesi em colaboração com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Niterói com foco em serviços públicos. O projeto tem previsão de duração de 12 meses, com entregas programadas para os próximos meses.

Cartesi lança validador

A Cartesi anunciou o desenvolvimento do Validator Marketplace, aprovado na semana passada pelo sistema de governança. Assim, planeja oferecer uma plataforma descentralizada para desenvolvedores de dApps e validadores se conectarem com mais facilidade. A Cartesi disse que a implementação projeto é prioridade para 2025 e novos desenvolvedores.

O Validator Marketplace deverá simplificar a gestão de infraestrutura e garantir preços mais competitivos, de acordo com a Cartesi. Segundo a rede, a independência nas appchains tradicionais exige que desenvolvedores de dApps gerenciem ou contratem serviços de validação de forma autônoma, o que pode ser complexo e custoso. Já o Validator Marketplace atua como um hub descentralizado, conectando validadores e desenvolvedores de dApps, simplificando o processo de estabelecer uma rede para validação, reduzindo barreiras de entrada para desenvolvedores e garantindo um preço mais justo por meio da competição de mercado, diz a Cartesi.

“Vamos unir aqueles que possuem capacidade livre para validar e aqueles que precisam dessa capacidade em um só lugar. Dessa forma, os desenvolvedores podem optar em se concentrar no que realmente importa, ou seja, o desenvolvimento de seus dApps”, diz Carlo Fragni, líder da unidade de Protótipo e Superte da rede.

O Marketplace tem uma estrutura de incentivos que usa o token nativo do protocolo Cartesi (CTSI). O token será usado pelos validadores para staking como garantia de desempenho e responsabilidade. Também será
possível que detentores deleguem os tokens a validadores, recebendo uma parte das recompensas obtidas. Além disso, a plataforma permitirá que CTSIs sejam usados para alocar ativos em projetos de alto potencial de desenvolvimento e os detentores serão recompensados conforme essas aplicações ganham tração.

O Marketplace baixa muito a barreira de entrada para novas aplicações e esperamos que muitos desenvolvedores façam uso dele”, afirmou Maia. Aartesi e sua implementação é uma
prioridade para 2025. A Cartesi convida novos desenvolvedores interessados a se envolverem
ativamente no projeto compartilhando feedbacks.

Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Picture of Alexandre Santos

Alexandre Santos

Consultor de Tokenização e Founder na CriptoBr