À medida que Hong Kong avança em sua política direcionada à liberação do acesso ao mercado de criptomoedas para pessoas físicas, uma autoridade local enfatizou que a negociação de stablecoins por investidores de varejo ainda não é permitida.
Hong Kong ainda não criou um marco regulatório para stablecoins como o Tether (USDT) ou USD Coin (USDC), o que significa que os investidores de varejo não estão autorizados a negociar esses ativos, de acordo com o Secretário de Serviços Financeiros e do Tesouro de Hong Kong, Christian Hui.
O funcionário fez comentários sobre a regulação das criptomoedas em Hong Kong durante uma reunião on-line do comitê de investimentos em 6 de outubro, informou a agência de notícias local Ming Pao.
Os provedores de serviços de criptomoedas têm usado amplamente as stablecoins, como o USDT, como um importante ativo comercial, porque seu valor foi projetado para manter-se atrelado ao dólar ou a ativos como o ouro, disse Hui. No entanto, algumas stablecoins enfrentaram sérios problemas de volatilidade ou até mesmo entraram em colapso no passado, observou o secretário, acrescentando que o gerenciamento das reservas das stablecoins afeta muito a estabilidade de preços dos ativos e os direitos dos investidores de resgatarem criptomoedas por moedas fiduciárias.
Considerando esses riscos, o comércio de varejo de stablecoins não será autorizado até que Hong Kong regulamente oficialmente as stablecoins, declarou Hui.
Hui também mencionou que a exchange local de criptomoedas JPEX – que supostamente estava promovendo seus serviços na região sem uma licença – estava envolvida em um caso grave de fraude, refletindo a necessidade de maior supervisão do mercado de criptomoedas.
Hui também mencionou que a exchange local de criptomoedas JPEX – que supostamente estava oferecendo seus serviços em Hong Kong sem uma licença – envolveu-se em um caso grave de fraude, enfatizando a necessidade de maior fiscalização sobre o mercado de criptomoedas.
O Cointelegraph entrou em contato com a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong para questioná-la sobre as regras de negociação de stablecoins no país. Este artigo será atualizado à medida que novas informações forem enviadas pelo órgão regulador.
A JPEX suspendeu determinados serviços em sua plataforma em meados de setembro de 2023, citando uma crise de liquidez desencadeada por “tratamento injusto” de determinadas instituições em Hong Kong. A JPEX rapidamente se tornou o centro de um grande escândalo. As autoridades de Hong Kong abriram uma investigação após receber mais de 2.000 reclamações de usuários da JPEX relatando perdas de quase US$ 180 milhões.
O caso da JPEX ocorreu algumas semanas depois que os reguladores de Hong Kong autorizaram oficialmente os investidores de varejo a negociar criptomoedas como o Bitcoin (BTC). Espera-se que a Autoridade Monetária de Hong Kong introduza diretrizes regulatórias para o mercado de stablecoins até o final de 2024.
LEIA MAIS