Não há garantia de que o rali do Bitcoin induzido pelo ETF à vista persista, apontam analistas

Embora a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista (BTC) provavelmente elevará o preço do Bitcoin, alguns analistas estão preocupados que isso não seja suficiente para descongelar completamente os mercados de seu inverno cripto.

Em 24 de outubro, o Bitcoin teve sua maior alta em um único dia em mais de um ano, surpreendendo mais de 14% com a notícia de que o ticker do ETF de Bitcoin à vista da BlackRock — IBTC — havia sido listado no site da Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC), algo que os mercados entenderam como um passo positivo para a aprovação dos fundos.

O pico se mostrou ainda mais forte do que o de 16 de outubro, quando uma publicação incorreta do Cointelegraph no X sugeriu que um ETF de Bitcoin à vista havia sido aprovado.

Falando ao Cointelegraph, o trader pseudônimo TheFlowHorse, que possui 184.000 seguidores no X, disse que os dois movimentos de mercado podem ser vistos como uma dica da ação de preço do Bitcoin caso um ETF de Bitcoin à vista seja aprovado.

Abordando os dois desenvolvimentos e seu impacto no Bitcoin, TheFlowHorse adicionou que os investidores poderiam esperar ver uma movimentação “da mesma, senão maior magnitude” se o ETF for aprovado.

O preço do Bitcoin subiu para mais de US$ 35.000 em 24 de outubro. Fonte: TradingView

Entretanto, TheFlowHorse observou que, embora a aprovação provavelmente impulsione os preços significativamente para cima, é provável que seja seguida por uma eventual retração no médio prazo.

Isso porque, na visão de TheFlowHorse, o comércio será excessivamente povoado por investidores ansiosos para perseguir a notícia.

“Você vai ter uma tonelada de aglomeração… e isso é em última análise um movimento ineficiente. Os movimentos ineficientes são reabastecidos e retraem até certo ponto,” ele adicionou.

Tony Sycamore, analista da IG International, disse ao Cointelegraph que espera ver o Bitcoin continuar a subir para novas máximas anuais no dia do anúncio, enquanto Rachael Lucas, analista técnica da bolsa de criptomoedas australiana BTC Markets, disse que a aprovação do ETF da BlackRock agirá como um catalisador para o resto do setor financeiro tradicional.

“Esta participação não apenas amplifica os influxos de capital institucional, mas também aumenta a curiosidade de varejo, contribui para as limitações de oferta e destaca o aspecto deflacionário do Bitcoin.”

No entanto, embora Sycamore disse que há uma chance de que o “rally possa se manter”, uma reversão completa de tendência para o Bitcoin parece improvável, dado que as taxas de juros permanecem consideravelmente mais altas do que quando o Bitcoin atingiu seu pico histórico anterior.

Tina Teng, analista da CMC Markets, também acredita que seria prudente adotar uma postura mais cautelosa, pois não há garantia de uma reversão de tendência total.

“O Bitcoin ainda carece dos fundamentos para apoiar uma avaliação quantitativa como as ações e não possui o escopo de utilização como as commodities. Uma aprovação pela SEC não pode mudar a natureza dele de ser um ativo especulativo.”

“Mudanças macro terão um grande impacto nos mercados de cripto, que geralmente começam a construir uma tendência de alta durante um ciclo de corte de taxas da Fed,” concluiu Teng.

A certeza e o momento da aprovação de um ETF de Bitcoin à vista ainda estão em debate. Embora improvável, analistas de ETF disseram que o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Gary Gensler, poderia estar esperando até o último minuto para realizar uma negação “incrivelmente sádica” das aplicações iminentes.

Enquanto analistas do JPMorgan afirmaram em uma nota de investimento de 17 de outubro que uma aprovação poderia chegar nos próximos meses, o consenso geral — mantido pelos analistas de ETF da Bloomberg, James Seyffart e Eric Balchunas — coloca as chances de uma aprovação até 10 de janeiro do próximo ano em 90%.

VEJA MAIS:



Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Picture of Alexandre Santos

Alexandre Santos

Consultor de Tokenização e Founder na CriptoBr