Os dados on-chain mais recentes revelam que as exchanges de criptomoedas têm menos oferta de Bitcoin (BTC) para negociação do que em qualquer momento desde o início de 2018.
A empresa de análise de dados on-chain Glassnode confirma que, desde fevereiro deste ano, as reservas de BTC das exchanges atingiram mínimas de cinco anos.
“Estatística selvagem” mostra maturação do suprimento de Bitcoin
As estatísticas mais recentes refletem a determinação dos hodlers de Bitcoin, já que os saldos de BTC das principais exchanges de criptomoedas estão em tendência de baixa.
Em 27 de fevereiro, a última data na qual há dados disponíveis, as plataformas rastreadas pela Glassnode detinham um total combinado de 2.272.798 BTC.
Apenas em março de 2018 esse número chegou a patamares tão baixos anteriormente. Março de 2020 representou o atual recorde histórico, com 3.202.326 BTC disponíveis em exchanges.
Após o colapso dos mercados motivado pelo COVID-19, as reservas das exchanges começaram a cair, um movimento que se acelerou durante o mercado de baixa de 2022. Hoje, está 29% abaixo da máxima de março de 2020.
Os números impressionantes, entretanto, não param por aí.
Conforme observado por William Clemente, co-fundador da Reflexivity, empresa de pesquisa focada em Bitcoin, os saldos baixos das exchanges significam que agora elas possuem menos BTC do que os endereços dos hodlers mais antigos.
“Agora há mais Bitcoin que não se move há pelo menos 10 anos do que nas exchanges. Estatística selvagem ”, comentou ele em 28 de fevereiro.
Os dados da Glassnode registram que o BTC total inativo por dez anos ou mais atualmente soma 2.645.956 BTC – 16% a mais do que o saldo total das exchanges.
Sem pânico
Como o Cointelegraph relatou, os hodlers aumentaram sua resiliência em 2023, depois de enfrentar um brutal mercado de baixa no ano passado.
Mesmo com o preço do BTC subindo, o hodling continuou, com vendas limitadas combinadas com exposição crescente.
Essa tendência mostra poucos sinais de reversão nos níveis atuais, com a mudança do saldo líquido combinado dos hodlers tendo atingido máximas de quatro meses neste fim de semana.
As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são exclusivas dos autores e não necessariamente refletem ou representam as visões e opiniões do Cointelegraph.
LEIA MAIS