As URLs da Web3 — ativadas com o lançamento do ERC-4804 — chegaram à Ethereum, permitindo que os usuários da Internet acessem aplicativos Ethereum e tokens não fungíveis (NFTs) sem se preocupar com a censura centralizada.
O novo padrão Ethereum, chamado “Web3 URL to EVM Call Message Translation”, foi proposto pela primeira vez em 14 de fevereiro de 2022 com co-autoria do fundador da ETHStorage, Qi Zhou, do pesquisador da Ethereum, Sam Wilson, e de Chao Pi.
Ele descreveu a proposta como um URL “estilo HTTP” para acessar diretamente o conteúdo da Web3 na cadeia, como front-ends de aplicativos descentralizados (DApps) e NFTs. Mais de um ano depois, o ERC-4804 foi aprovado e finalizado na rede principal em 1º de março.
1/n, I am delighted to announce that the first web access protocol for ETH ERC4804: Web3 URL is approved by EIP editors and finalized!
web3:// (https://t.co/uXpTGdXirF) is decentralized http://. It allow users to directly browse the rich web content on EVM, pages/images/songs!
— Qi Zhou (@qc_qizhou) March 1, 2023
Anthurine Xiang, porta-voz do protocolo de armazenamento de camada 2 ETHStorage, explicou que, em muitos casos, o ecossistema ainda depende de servidores da Web centralizados para acessar aplicativos “descentralizados”.
“No momento, todos os DApps como Uniswap […] afirmam ser aplicativos descentralizados”, explicou Xiang, acrescentando: “Mas como [chegamos] na página da web? Você tem que passar pelo DNS. Você tem que passar pelo GoDaddy. […] Todos esses são servidores centralizados.”
Hoje, a maioria dos usuários acessa a Internet por meio do “Hypertext Transfer Protocol”, amplamente conhecido como HTTP.
Quando um usuário da Internet clica em um link ou digita o endereço de um site, o computador usa HTTP para solicitar que outro computador recupere as informações, como um site ou imagens.
De acordo com o ERC-4804, os usuários da Internet têm a opção de digitar “web3://” (em oposição a “http://”) em seus navegadores para abrir DApps como Uniswap ou NFTs on-chain diretamente. Isso ocorre porque o padrão permite que os usuários executem uma consulta diretamente na Ethereum Virtual Machine (EVM).
Sites inteiros podem, teoricamente, ser acessados por esses meios, desde que seu conteúdo seja armazenado na blockchain Ethereum ou em um protocolo de camada 2 compatível. No entanto, os custos de fazer isso ainda são muito proibitivos, de acordo com o fundador da ETHStorage, Qi Zhou.
“A questão crítica aqui é que o custo de armazenamento na Ethereum é super, super caro na rede principal”, disse Zhou em uma apresentação recente no ETHDenver.
“Por exemplo, 1 Gigabyte de dados on-chain custará cerca de US$ 10 milhões. […] Isso é inaceitável para muitos aplicativos Web2 e até mesmo muitos NFTs”, acrescentou Zhou, observando que as soluções de armazenamento de camada 2 podem ajudar a reduzir alguns dos custos.
Xiang sugeriu que, dados os custos, o novo padrão de URL faz sentido apenas para aplicativos específicos.
“Nem tudo precisa ser descentralizado. Se você está administrando um bom negócio Web2 e não precisa se preocupar muito com a censura centralizada. […] Você pode simplesmente ir para isso.
Por outro lado, o novo padrão seria útil para DApps ou sites com risco de censura, a exemplo do Tornado Cash.
“Por exemplo, para Tornado Cash, muitas pessoas não conseguem acessá-los por meio de seu site porque há censura”, explicou Xiang.
“Se você é um DApp e já foi descentralizado, por que ainda está usando um site centralizado para que as pessoas tenham acesso a você?”
Questionado se o novo padrão poderia ser aproveitado por maus atores para participar de atividades ilícitas, Xiang disse:
“É realmente difícil dizer como o Bitcoin foi fundado. Acho que o Bitcoin não nasceu para o mal, mas ainda assim, no começo, as pessoas [estavam] fazendo coisas obscuras como a Silk Road, elas usavam o Bitcoin.”
Em vez disso, Xiang acredita que, como o Bitcoin, eles estão apenas dando às pessoas uma opção descentralizada que elas não teriam de outra forma.
O novo padrão Ethereum é o primeiro do tipo para a blockchain, observou Xiang, embora não seja a primeira solução para hospedagem descentralizada na web.
O InterPlanetary File System (IPFS) é um exemplo de rede criada para fazer por meios descentralizados, o que os servidores em nuvem centralizados fornecem atualmente. No entanto, Xiang observou que um URL IPFS só pode ser vinculado a conteúdo estático, que não pode ser corrigido ou alterado.
I *use* IPFS to store my blog. It has serious UX issues (took ~1h for my last update to propagate). Sticking the blog on-chain would have been way easier.
For blogs, that’s unfortunately too expensive, but for short text records the logic applies.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) May 27, 2022
O ERC-4804 permitirá “dados dinâmicos”, como permitir que as pessoas deixem curtidas e comentários e interajam com o conteúdo de um site, explicou Xiang. Sendo nativo do Ethereum, espera-se que o padrão também seja capaz de interagir com outros blockchains muito mais facilmente, acrescentou Xiang.