Ecossistema de criptomoedas perde 28% de desenvolvedores em um ano, mas Starknet e zkSync contrariam a tendência

As soluções de escalabilidade de camada 2 da Ethereum, Starknet e zkSync, estão entre os poucos projetos de criptomoedas que registraram um aumento no número de desenvolvedores ativos mensais nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados recentemente.

Enquanto a Starknet e a zkSync registraram aumentos modestos de 3% e 6%, respectivamente, empresas como Ethereum, Polygon e Solana viram a quantidade de desenvolvedores dedicados caírem 23%, 43% e 57%, respectivamente, no mesmo período, de acordo com um relatório atualizado da Electric Capital, que contém dados compilados até 1º de outubro.

O total de desenvolvedores ativos mensais caiu 27,7%, de 26.701 para 19.279, refletindo uma tendência de queda mais ampla nos últimos 12 meses.

Desenvolvedores ativos mensais no ecossistema de criptomoedas desde 2015. Fonte: Electric Capital

Chainlink, Stellar, Aztec Protocol e Ripple também registraram aumentos na quantidade de desenvolvedores ativos até 1º de outubro, embora o total de desenvolvedores ativos mensais fosse menor do que o da zkSync e da Starknet. 

A Starknet da StarkWare e a zkSync da Matter Labs são soluções de escalabilidade de camada 2 da Ethereum que se baseiam em rollups de conhecimento zero (zk rollups), que se tornaram um ponto focal da indústria em 2023.

Grande parte do foco da Starknet ultimamente tem girado em torno do “Quantum Leap”, que entrou em operação em julho. Teoricamente, ele pode aumentar as transações por segundo (TPS) da Ethereum de cerca de 13 para 37 de forma consistente e até para 90 TPS em alguns casos.

A Starknet e a zkSync também têm trabalhado em soluções de Ethereum Virtual Machines de conhecimento zero (zkEVM).

Os desenvolvedores da zkSync também estão construindo uma rede de “hipercadeias” para criar um ecossistema de protocolos interoperáveis e cadeias soberanas como parte de sua estrutura de tecnologia de conhecimento zero. A empresa anunciou a solução em junho e espera ter uma versão funcional dela até o final de 2023.

Em uma thread publicada no X (antigo Twitter) em 18 de outubro, o engenheiro de software da Electric Capital, Enrique Herreros, observou que muitos dos desenvolvedores mensais ativos que estavam deixando a indústria eram “novatos” (menos de um ano de atividade), enquanto os desenvolvedores mais “estabelecidos” (mais de dois anos de atividade) e “emergentes” (um a dois anos de atividade) permaneceram relativamente estáveis nos últimos 12 meses:

“Podemos ver uma redução de -58% nos recém-chegados, um aumento moderado de +11% nos desenvolvedores emergentes e um leve aumento de +5% nos desenvolvedores estabelecidos”, disse Enrique.

Chegou a atualização de outubro da @electriccapital sobre os desenvolvedores! Esta é uma atualização mais leve, pois estamos nos preparando para lançar nosso relatório anual.

Inspecionamos mais de 164 milhões de compromissos de criptomoedas para encontrar:
– 19,3 mil desenvolvedores de código aberto ativos mensalmente em 1º de outubro de 2023
– Os desenvolvedores ativos diminuíram -27% em relação ao ano anterior

— Enrique (@eherrerosj)

Enrique observou que essa é uma tendência cíclica. Os recém-chegados dominam o mercado de desenvolvedores durante os mercados de alta, mas depois há uma queda quando os preços despencam.

A Electric Capital normalmente obtém seus dados de repositórios de código e compromissos de código na plataforma de desenvolvedores de código aberto GitHub.

Colecione este artigo como um NFT para preservar este momento da história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.

LEIA MAIS



Fonte

Facebook
X
LinkedIn
Picture of Alexandre Santos

Alexandre Santos

Consultor de Tokenização e Founder na CriptoBr