A deputada da Costa Rica, Johana Obando, disse por meio de seu Twitter que vários especialistas do país se reuniram para discutir sobre economia digital na última quinta-feira (23), sendo um dos temas uma possível lei bitcoin.
Localizado na América Central, o país é mais um a demonstrar interesse no assunto, após El Salvador legalizar o bitcoin em 2021 e chamar atenção mundial.
A discussão sobre vários temas ocorreu em um painel na Assembleia Legislativa da Costa Rica.
“Nesta quinta-feira realizamos o fórum “Desafios e oportunidades da economia digital na Costa Rica”, ministrado por diferentes painelistas especialistas no assunto.”
𝐋𝐚 𝐞𝐜𝐨𝐧𝐨𝐦í𝐚 𝐝𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐞𝐬 𝐞𝐥 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐲 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨
Este jueves llevamos a cabo el foro “Retos y oportunidades de la economía digital en Costa Rica”, impartido por diferentes panelistas expertos y expertas en el tema. 1/3 pic.twitter.com/dWIQUNV6ou
— Johana Obando (@JohanaDiputada) March 23, 2023
Com presença de príncipe da Sérvia e Samsom Mow, Costa Rica discutiu a tecnologia bitcoin visando criar lei
Tanto o Príncipe Philip, da Sérvia, quanto Samson Mow, ex-blockstream, participaram do evento na Costa Rica. O caso repercutiu na comunidade bitcoin mundial, visto que Mow tem ajudado países a adotar o bitcoin desde que fundou a JAN3.
.@Excellion, JAN3 CEO, and @Princfilip1, JAN3 CSO, were invited to #CostaRica’s 🇨🇷 Legislative Assembly @asambleacr to speak about #Bitcoin’s potential in the nation. ⚡️🌎 pic.twitter.com/jcvAuMrxIl
— JAN3 (@JAN3com) March 23, 2023
De fato, um Projeto de Lei para o Mercado de Criptoativos está em discussão na Costa Rica, país que pode se unir a El Salvador e Brasil a contar leis no mercado.
Não está claro quando um projeto será aprovado no país, mas a presença de grandes defensores do bitcoin no evento, em explicação sobre a tecnologia, pode ajudar a esclarecer o funcionamento da moeda.
Vale lembrar que apesar da Costa Rica ser um local que recebe muitos turistas e tenha sua moeda própria, o Cólon costa-riquenho, o Dólar também é um meio comum de pagamentos no país. Caso legalize o uso do bitcoin na economia local, pode dar mais opções para comércios e turistas.
Deputada costa-riquenha de olho nas inovações de El Salvador
Apesar de ser um dos menores países da América Latina, El Salvador segue com grandes planos de evolução, usando a tecnologia como base.
Após aprovar o bitcoin como moeda de curso legal, entrando para história como primeiro a realizar o movimento, o país agora quer adotar inteligência artificial e dar condições para que negócios migrem para o país.
Um dia após o evento na Costa Rica que discutiu uma possível lei de bitcoin e criptomoedas, a deputada Johana Obando compartilhou os planos salvadorenhos de eliminar impostos de empresas de tecnologia, visando incentivar a geração de empregos no país.
Para a deputada costa riquenha, seu país não pode continuar vivendo “os frutos de tempos passados”, devendo observar o futuro com mais atenção para continuar gerando renda.