Os stakers de Ether (ETH) que estão com suas participações bloqueadas na Beacon Chain podem em breve ter acesso ao saque de seus fundos.
A Coinbase anunciou em uma publicação no Twitter que as solicitações de saque em sua plataforma podem levar semanas ou meses para serem processadas. De acordo com o comunicado da exchange, espera-se uma enxurrada de solicitações de saque após a próxima atualização da rede Ethereum entrar em vigor, habilitando a funcionalidade no mês que vem.
O Merge fez a transição da Ethereum de um mecanismo de consenso baseado em prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS) em setembro de 2022, mas o Ether em staking na Beacon Chain permaneceu bloqueado e inacessível aos validadores e usuários de serviços de staking. O Merge criou uma situação temporária em que provedores de serviços como a Coinbase permitiam que os usuários fizessem staking de ETH através de sua plataforma – sem no entanto poderem sacar os fundos.
Prevista para meados de abril, a atualização Shapella da Ethereum permitirá que os usuários saquem integralmente suas participações em Ether mantidas em staking. Os detentores de ETH também podem fazer novos aportes sem estarem sujeitos a um período de bloqueio indefinido.
7/ We anticipate that demand for unstaking will be high soon after the upgrade and it may take the protocol weeks to months process unstaking requests.
— Coinbase (@coinbase) March 15, 2023
7/ Prevemos que a demanda por saques de staking será alta logo após a atualização e pode levar de semanas a meses para o protocolo processar as solicitações.
— Coinbase (@coinbase)
A Coinbase observou que as solicitações de saque são processadas on-chai e a empresa atuará apenas como um canal para repassar o ETH desbloqueado aos clientes do seu serviço de staking, uma vez que o Ether seja liberado pelo protocolo.
A Coinbase explicou: “As solicitações de saque serão abertas a todos os clientes da Coinbase ao mesmo tempo e serão retransmitidas para o protocolo Ethereum e colocadas na fila com base no momento em que forem recebidas.”
Assim que a atualização for concluída, os usuários poderão fazer solicitações de saque de suas contas na Coinbase. O montante solicitado ficará disponível após aproximadamente 24 horas. No entanto, os clientes devem prever um tempo de espera considerável após enviar a solicitação.
A Coinbase não pode dar aos clientes um prazo exato para o saque dos ativos porque eles não têm controle sobre o processo. A estimativa apresentada pela exchange se baseia no tempo que a rede Ethereum leva para processar as transações, mas os clientes devem estar preparados para esperar e ser pacientes.
Para compensar a inconveniência, a Coinbase oferece a seus usuários uma opção de staking líquido chamada “cbETH”. Trata-se de um derivativo do Ether mantido em staking na plataforma, permitindo que os interessados negociem efetivamente o ETH enquanto ele ainda está bloqueado, com a promessa de resgate em uma data posterior.
LEIA MAIS