A versão mais recente do ChatGPT causou alvoroço online, marcando notas altas para testes SAT e destacando vulnerabilidades e explorações em contratos inteligentes Ethereum.
O GPT-4 é a versão mais recente do altamente influente modelo de linguagem de inteligência artificial (IA), apresentando “desempenho de nível humano em vários benchmarks profissionais e acadêmicos”, de acordo com sua desenvolvedora OpenAI.
Além de pontuações excelentes em vários benchmarks profissionais e acadêmicos, o GPT-4 também demonstrou a capacidade de revisar contratos inteligentes da Ethereum, destacando vulnerabilidades e até sugerindo possíveis maneiras de explorar o código.
Eu joguei um contrato Ethereum ativo no GPT-4.
Em um instante, destacou uma série de vulnerabilidades de segurança e apontou áreas de superfície onde o contrato poderia ser explorado. Em seguida, verificou uma maneira específica de explorar o contrato pic.twitter.com/its5puakUW
— Conor (@jconorgrogan) 14 de março de 2023
O diretor da Coinbase, Conor Grogan, compartilhou um diálogo imediato com o ChatGPT no qual o AI chatbot “destacou uma série de vulnerabilidades de segurança” antes de verificar um método para explorar o contrato.
Talvez o mais interessante seja que a recomendação do ChatGPT seja verificada, visto que exatamente o mesmo contrato inteligente foi hackeado em 2018 por meio do mesmo método sugerido pelo modelo.
Com base na atualização mais recente do ChatGPT e seu potencial para revisar, sugerir e fornecer informações aos desenvolvedores de contratos inteligentes da Ethereum, o jornalista do Cointelegraph Ezra Reguerra explorou o tópico em conversa com os participantes da conferência ETHDubai esta semana.
O desenvolvedor de blockchain Salman Arshad destacou a conexão que o ChatGPT tem com blockchain, dado o foco na Web3 em processos de segurança e auditoria. Os auditores de contratos inteligentes são caros e o ChatGPT oferece uma maneira oportuna e econômica de revisar o código:
“As ferramentas ChatGPT e IA são uma bênção; eles não são nossos inimigos e não estão aqui para acabar com a carreira de um desenvolvedor”.
Arshad acrescentou que a ampla base de conhecimento do ChatGPT é sua força, mas ainda requer entrada humana para lógica de negócios e prompts específicos. O benefício é que os desenvolvedores podem fazer muito mais trabalho em muito menos tempo usando ferramentas baseadas em IA:
“Você sabe o que sua empresa quer fazer. Você pode contar ao ChatGPT e ele pode transformar perfeitamente seus comandos em um contrato inteligente, processo de auditoria, documento ou white paper.”
Outro desenvolvedor de blockchain, Syed Ghazanfer, também destacou a natureza colaborativa do ChatGPT, que ainda é muito mais benéfica para uma ampla gama de usuários do que a ameaça potencial de automatizar processos e substituir trabalhadores humanos:
“Sou muito a favor do ChatGPT. Para substituí-lo, você deve comunicar requisitos que não são possíveis em inglês nativo. É por isso que inventamos as linguagens de programação.”
Ghazanfer acrescentou que o ChatGPT continuará sendo uma ferramenta útil para desenvolvedores, automatizando processos como leitura e condensação de documentação completa.
Conforme explorado anteriormente pelo Cointelegraph, o ChatGPT está se mostrando significativamente útil para os desenvolvedores resolverem problemas de programação. A ferramenta baseada em IA também promete ser útil para auditorias de segurança de contratos inteligentes e plataformas Web3.
VEJA MAIS: