A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) multou o assessor de investimentos BlackRock Advisors em US$ 2,5 milhões, acusando-o de falhar em descrever com precisão investimentos na indústria do entretenimento que compunham uma parte significativa de um fundo negociado publicamente que gerenciava.
De acordo com o processo da SEC, entre 2015 e 2019, o BlackRock Multi-Sector Income Trust (BIT) fez investimentos consideráveis em um negócio de impressão e publicidade chamado Aviron Group, que trabalhou em um a dois filmes anualmente através de um empréstimo.
A SEC alegou que a BlackRock se referiu incorretamente à Aviron como uma empresa que fornecia “Serviços Financeiros Diversificados” em vários relatórios anuais e semestrais do BIT que foram disponibilizados publicamente aos investidores. A SEC também alegou que a BlackRock deturpou a taxa de juros da Aviron, alegando que era maior do que realmente era. No entanto, o gestor de ativos descobriu esses erros em 2019 e corrigiu as informações sobre o investimento da Aviron nos anos seguintes.
Andrew Dean, co-chefe da unidade de gestão de ativos da divisão de fiscalização da SEC, disse que os consultores de investimento têm a responsabilidade de fornecer informações vitais precisas sobre os ativos dos fundos que gerencia, e “a BlackRock falhou em fazer isso com o investimento da Aviron”.
A BlackRock concordou em pagar a penalidade de US$ 2,5 milhões pelo acordo de divulgação de investimento incorreto. Embora o investimento não estivesse relacionado ao ecossistema cripto, o maior gestor de ativos do mundo tem estado nos holofotes cripto por seu fundo de índice Bitcoin proposto (BTC).
As acusações da SEC contra a BlackRock por falha no discurso de investimento ocorreram no mesmo dia em que seu fundo de índice Bitcoin foi notado listado no Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC) listing, levando muitos a acreditarem que a aprovação do Bitcoin à vista está próxima.
O analista sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, chamou a listagem do DTCC de “parte do processo” de trazer um ETF cripto para o mercado. No entanto, dentro de horas após a listagem do DTCC, o fundo de índice Bitcoin à vista foi removido da plataforma e reapareceu dentro de horas, criando confusão entre a comunidade cripto. No entanto, um porta-voz do DTCC mais tarde confirmou que o ETF iShares Bitcoin foi listado na plataforma desde agosto e disse que a mudança não é indicativa de qualquer aprovação regulatória.
VEJA MAIS: