A Bity, uma das principais corretoras de criptomoedas do Brasil, lançou o Biscoint Monitor, ferramenta gratuita que permite análises detalhadas de histórico de preços das moedas digitais e também de dados como gráfico historico de cotações, volumes e fatias de mercado de 17 exchanges que operam no Brasil, como Binance, Bitso e Mercado Bitcoin. Com isso, espera dar suporte a quem precisa tomar decisões sobre criptos.
A empresa tem uma série e serviços ligados a cripto. Isso inclui, por exemplo, um sistema de roteamento para outras exchanges que busca as melhores cotações de criptos entre as plataformas para fechamento de operações de compra e venda de clientes. Assim conseguiu bater a Binance na negociação de bitcoin no Brasil no último dia 11 de agosto. Segundo a empresa, é um recorde seu, mas também é o primeiro registro de uma corretora brasileira a conseguir isso.
Imagem: “Volume por Exchange” que mostra volume negociado e fatia de cada corretora.
Bity busca atender diferentes públicos
De acordo com Ney Pimenta, CEO da Bity, a criação do Biscoint Monitor atende a uma demanda por informações mais completas sobre o mercado. “Já utilizamos os dados do Biscoint para nossos relatórios mensais, mas percebemos a necessidade de um dashboard mais completo, acessível a toda a comunidade.” Assim, a empresa pretende atender a públicos como os de traders e investidores, profissionais de exchanges e criadores de conteúdo.
O Biscoint Monitor usa dados do comparador de preços Biscoint.io. A solução fornece informações do momento da busca e das últimas 24 horas com base nas APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) de cada exchange. É possível personalizar a busca conforme a necessidade do usuário. O gráfico de histórico de preços permite uma análise de longo prazo dos preços do bitcoin (BTC), ethereum (ETH) e USDT. Isso pode facilitar a análise para quem busca tomar decisões com base em tendências.
Os Relatórios Mensais podem trazer detalhes como preços de abertura, fechamento e da média das principais criptomoedas nas exchanges brasileiras. Outras dados incluem, por exemplo, volume total negociado no Brasil e fatia de mercado de cada exchange.
Maior que a Binance
“A ferramenta deve servir como pilar no acesso gratuito a dados detalhados e transparentes. E assim, permitir que os usuários realizem análises mais precisas e comparem as exchanges brasileiras com maior clareza”, disse Pimenta. “Muitos ainda não perceberam que o BTC movimentou cerca de R$ 3,7 bilhões no mês passado”, exemplificou. Nosso objetivo é fornecer informações detalhadas e precisas para que traders e jornalistas possam tomar decisões mais informadas”, afirmou Pimenta.
Em 2022, o marketplace de criptomoedas Bitypreço comprou a corretora Biscoint. No último dia de 11 de agosto, a Bitypreço superou a Binance em volume de negociação de bitcoins no Brasil. Foram 151 bitcoins contra 139 da concorrente. Para o CEO da Bitypreço, superar a Binance em volume de negociação é um forte indicativo do avanço e da consolidação das plataformas nacionais no mercado de criptoativos.