Em 2023, investimentos em Bitcoin (BTC) e na Coinbase (COIN) estão finalmente superando a popular “aposta cripto” de Warren Buffett na gigante fintech brasileira Nubank (NU).
Bitcoin contra ações de exposição a criptomoedas – NU e COIN
Em 17 de março, o preço do Bitcoin subiu quase 55% no acumulado do ano (YTD). Em comparação, o Nubank subiu apenas 26%. Enquanto isso, outro ativo de exposição indireta a criptomoedas, as ações da exchange norte-americana Coinbase (COIN), teve a maior recuperação entre os três, subindo mais de 100% desde o início de janeiro até agora.
No entanto, o investimento de Buffett se saiu melhor do que o COIN nos últimos 12 meses.
Em 17 de março, as ações do NU acumulam perdas anualizadas de 38%, quase igual às perdas de 37% do Bitcoin no mesmo período em comparação com os 61,76% das ações da COIN.
Warren Buffett mantém seu investimento no neobanco
A empresa de investimentos de Buffett, Berkshire Hathaway, comprou US$ 1,50 bilhão em ações classe A do Nubank em duas rodadas separadas em julho de 2021 e fevereiro de 2022.
A notícia foi uma surpresa para muitos, já que Buffett é um reconhecido crítico das criptomoedas, e o Nubank oferece serviços de negociação de criptomoedas através de uma das sessões de seu aplicativo intitulada NuCripto. Em maio de 2022, o banco disse que alocaria 1% de seus ativos líquidos para o Bitcoin.
“Esse movimento reforça a convicção da empresa no potencial atual e futuro do Bitcoin de provocar uma disrupção nos serviços financeiros na região”, disse o Nubank na época.
Mas, apesar da exposição a criptomoedas do Nubank e da queda de preço do NU, Buffett não vendeu uma única ação, de acordo com o último relatório anual de ganhos da Berkshire.
A decisão de manter as ações do NU em meio a uma situação difícil provavelmente decorre do crescimento do Nubank no setor bancário latino-americano.
A Nu Holdings, empresa controladora do Nubank, relatou um sólido 2022 com crescimento de 140% na receita ano a ano e um aumento de 38% ano a ano no número de clientes ativos.
Cathie Wood dobra aposta na COIN em 2023
O mesmo não pode ser dito sobre o desempenho comercial da Coinbase em 2022. A exchange reportou uma queda de 57% em suas receitas ano a ano.
Mas a CEO da ARK Invest, Cathie Wood, parece imperturbável e continuou comprando ações da COIN por meio de seu ARK Next Generation Internet ETF (ARKW) e do ARK Innovation ETF (ARKK) em 2023. As compras de COIN, em particular, respondem por aproximadamente 30% de todos as ações compradas pela ARK até agora este ano.
Como resultado, a Coinbase se tornou a quinta maior participação do portfólio da ARK, somando quase US$ 670 milhões no momento da redação deste artigo.
Hodlar Bitcoin é uma estratégia melhor?
A comparação do desempenho do preço do Bitcoin com a estreia no mercado da Coinbase e da Nu Holdings reafirma que o BTC não apenas supera regularmente o mercado acionário, inclusive ações que oferecem exposição a criptomoedas. Embora exceções tenham sido vistas, como o boom das ações de mineradoras de Bitcoin em 2021.
Mas, no geral, manter o Bitcoin está provando ser uma estratégia melhor ano após ano e provavelmente com do que as ações tradicionais.
Notavelmente, o NU caiu mais de 50% desde sua estreia no mercado acionário em dezembro de 2021. Desde então, o BTC se saiu melhor com uma queda de 44% no mesmo período.
Da mesma forma, a COIN caiu 80% desde seu IPO em abril de 2021. O mesmo ciclo de baixa, no entanto, viu o Bitcoin perder apenas cerca de 50% do seu valor, emergindo como melhor desempenho geral contra ações de exposição a cripto, como Coinbase e Nu Holdings.
Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo movimento de investimento e negociação envolve riscos, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.
LEIA MAIS