Bilionário das criptomoedas quer construir estação espacial

Enquanto Elon Musk veio do setor aeroespacial para as criptomoedas, outro bilionário está tomando o caminho inverso. Envolvido em três grandes projetos-cripto, Jed McCaleb agora está mirando nas estrelas com sua nova empresa, a Vast.

Citado pela Forbes como o 10º mais rico do ramo das criptomoedas, McCaleb foi o fundador da famosa corretora de Bitcoin Mt. Gox, mais tarde vendida para Mark Karpelès.

Posteriormente, o bilionário deu origem a criptomoeda Ripple (XRP), uma das maiores e mais famosas do mercado, atuando como diretor de tecnologia até abandonar o projeto. Em suma, foi aqui que McCaleb criou sua fortuna.

Por fim, McCaleb criou outra criptomoeda nos anos seguintes, a Stellar (XLM). Ainda que esta não seja tão grande quanto a XRP, é a 30ª maior por valor de mercado.

Bilionário das criptomoedas está interessado no espaço

Apesar de seu sucesso no ramo das criptomoedas, Jed McCaleb agora tem outro interesse: o espaço, setor que já capturou a atenção de dois dos homens mais ricos do mundo, Elon Musk com a SpaceX e Jeff Bezos com a Blue Origin.

Quanto a McCaleb, o bilionário fundou a Vast em dezembro de 2021. Segundo a própria página da empresa, “a Vast está desenvolvendo estações espaciais de gravidade artificial para expandir a humanidade em todo o sistema solar.”

Já na equipe aparecem três funcionários da SpaceX como conselheiros, Hans Koenigsmann, Will Heltsley e Yang Li. Mesmo assim, o projeto quer crescer ainda mais, mostrando 11 vagas de emprego em aberto em seu site.

Para ampliar a Vast, McCaleb adquiriu outra startup, a Launcher, na última terça-feira (21). Segundo o anúncio, a empresa da California tem foco no desenvolvimento de motores para foguetes e, agora juntas, contam com 120 funcionários.

Considerando o nome de sua segunda criptomoeda, a Stellar, McCaleb já sonha com as estrelas há pelo menos nove anos, estando cada vez mais próximo de realizá-lo.

Setor espacial atrai bilionários

Segundo a Forbes, Jed McCaleb possui uma fortuna de US$ 2,5 bilhões (R$ 13 bi). Valor um pouco distante dos primeiros nomes da lista, mas suficiente para bancar o projeto com folga.

Quanto às oportunidades do setor, os financiamentos da NASA podem ser uma boa oportunidade para McCaleb fazer a Vast decolar, tanto em seus foguetes quanto nas finanças.

No entanto, vale notar que o setor está cada vez mais disputado. De qualquer forma, caso McCaleb tenha tanto sucesso na indústria aeroespacial quanto teve nas criptomoedas, é possível que a Vast se torne um ícone nos próximos anos.



Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *