Aprovação do ETF de Bitcoin GBTC pode retornar ‘alguns bilhões de dólares’ aos investidores, diz CEO da Grayscale

Em uma entrevista recente, o CEO da Grayscale Investments, Michael Sonnenshein, afirmou que “não consegue imaginar” por que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) “não gostaria” de proteger os investidores da Grayscale e devolver o verdadeiro valor do ativo a eles.

Em uma participação em 25 de fevereiro no What Bitcoin Did, um podcast popular apresentado por Peter McCormack, Sonnenshein explicou que a SEC “violou a lei de procedimentos administrativos” ao negar a aprovação para que o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) fosse um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin (BTC) baseado no preço de varejo, em junho de 2022.

Ele explicou que esse ato garante que o regulador não mostre “favoritismo” ou aja “arbitrariamente”, acrescentando que a SEC agiu “arbitrariamente” ao aprovar ETFs de futuros de Bitcoin enquanto rejeitava a “conversão do GBTC”.

Sonnenshein observou que, quando a SEC começou a aprovar os primeiros ETFs de Bitcoin, a Grayscale interpretou isso “como um sinal” de que a SEC estava “mudando sua atitude em relação ao Bitcoin”.

Ele disse ainda que há “alguns bilhões de dólares” de capital que voltariam imediatamente para os bolsos dos investidores, “durante a noite”, se o GBTC fosse aprovado como um ETF de Bitcoin spot, já que o fundo “sangraria de volta” ao seu valor patrimonial líquido (NAV).

Sonnenshein explicou que isso se deve ao fato de o GBTC ser negociado atualmente com desconto em relação ao seu NAV, mas se fosse convertido para um ETF, “não haveria mais” desconto ou ágio, haveria um “mecanismo de arbitragem” embutido.

Ele reiterou que a Grayscale está no processo de “processar a SEC agora” e pode ter uma decisão contestando a negação da SEC de seu pedido inicial até o “outono de 2023”.

O CEO da Grayscale Investments também observou que a gestora tem mais de um “milhão de contas de investidores”, com investidores em todo o mundo contando com a empresa para “fazer a coisa certa por eles”.

Sonnenshein “não consegue imaginar” por que a SEC não gostaria de “proteger os investidores” e “devolver esse valor” a eles.

Ele acrescentou que a Grayscale não vai “se esquivar” do fato de que tem um “interesse comercial” nesta aprovação, observando que se o pedido de contestação da SEC for negado, a Grayscale poderá apelar do caso para a Suprema Corte dos EUA.

Isso ocorre depois que a SEC apresentou um resumo de 73 páginas ao Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, em dezembro de 2022, descrevendo seus motivos para negar o pedido da Grayscale para converter seu fundo Bitcoin Trust, de US$ 12 bilhões sob gestão, em um ETF de Bitcoin baseado no valor de varejo em junho de 2022.

A SEC baseou sua decisão nas descobertas de que a proposta da Grayscale não protegia suficientemente contra fraude e manipulação.

A agência havia feito descobertas semelhantes em vários aplicações anteriores para criar ETFs de Bitcoin baseados no preço do varejo.

Leia mais:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *