3 estratégias de análise técnica que ajudam traders a realizar negociações vencedoras

A negociação de criptomoedas evoluiu da percepção de ser simplesmente um jogo de azar para um processo baseado em estratégias. Os traders bem-sucedidos utilizam com uma combinação de análise técnica, indicadores e métricas específicos para encontrar negócios com alta probabilidade de lucro.

Antes de explicar as três estratégias de análise técnica que podem ajudar a confirmar uma negociação vencedora, vamos primeiro definir os termos-chave:

  • Análise técnica — trata-se de analisar tendências estatísticas. Portanto, desde que um ativo tenha dados históricos, a análise técnica pode ser aplicada. A análise técnica envolve observar a atividade de negociação passada e as variações de preço de um criptoativo, com o objetivo de entender como a oferta e a demanda de um ativo específico podem influenciar futuras variações de preço. Ao usar gráficos para avaliar tendências e padrões de preços, muitas vezes é possível encontrar oportunidades comerciais lucrativas.
  • Indicadores — são uma ferramenta que ajuda os traders a tomar decisões no mercado. Indicadores selecionados nos gráficos do mercado de criptomoedas são usados para medir diferentes aspectos da atividade do mercado. Por fim, os traders os usam para tentar prever possíveis movimentos futuros de preços.

Os três indicadores para negociação de criptomoedas examinados aqui são:

  • Índice de Força Relativa (RSI)
  • Bandas de Bollinger
  • Convergência/divergência da médias móveis (MACD)

A principal distinção entre eles está na estratégia utilizada para aplicar o que esses indicadores apontam. Abaixo estão algumas práticas recomendadas sobre como usá-los.

Índice de Força Relativa

O índice de força relativa (RSI) mede o momentum para determinar se um ativo está sobrecomprado ou sobrevendido. Ele faz isso comparando o preço de fechamento com a média móvel de 50 dias do respectivo ativo.

Se o preço atual de um ativo estiver dentro de 10% de sua média móvel de 50 dias e estiver em tendência de alta por pelo menos dois dias, a leitura do RSI é considerada acima de 70, o que se qualifica como sobrecompra; por outro lado, uma leitura do RSI abaixo de 30 é considerada sobrevenda.

Um forte impulso ascendente do RSI tende a apontar para uma alta iminente.

Procure especificamente por este tipo de divergência do RSI: duas mínimas, onde a primeira mínima é maior que a próxima mínima, seguido por um RSI onde uma mínima inferior é seguida por uma mínima superior. Tal divergência significa uma mudança potencial do momentum, o que significa que uma valorização considerável pode acontecer em breve.

Bandas de Bollinger

As Bandas de Bollinger podem ser usadas para determinar o preço relativo de um ativo durante um período definido, usando uma métrica estatística comum conhecida como desvio padrão.

Ao traçar bandas dois desvios acima e dois desvios abaixo de uma média móvel, normalmente de 20 dias, os traders podem usar dados históricos para compará-los com o preço atual do ativo.

Tente usar Bandas de Bollinger para identificar a ação de preço de rompimento quando o preço de um ativo se mover fora das bandas superior ou inferior. Preços próximos aos extremos dessas bandas podem ser outra boa confirmação de uma negociação vencedora.

Convergência/divergência da médias móveis (MACD)

A convergência/divergência da média móvel (MACD) é um indicador de impulso que segue a tendência. A linha do MACD mostra a relação entre duas médias móveis exponenciais (EMAs) — a diferença entre a EMA de 12 dias e a EMA de 26 dias.

Finalmente e mais importante, há a linha de sinal – uma EMA de 9 dias da linha MACD. Com o MACD, os traders observam a linha MACD e a linha de sinal para ver se e quando elas cruzam.

Quando a linha MACD cruza acima da linha de sinal, é um indicador de alta que informa aos comerciantes que se deve considerar a compra do ativo, pois isso sinaliza que uma vela verde pode estar chegando.

Por outro lado, quando a linha MACD cruza abaixo da linha de sinal, configura-se um indicador de baixa que informa os comerciantes a considerar a venda ou a venda a descoberto do ativo. Historicamente, o indicador leva a uma queda no valor do ativo.

Usando os indicadores para confirmar alertas de pontuação VORTECS™ vencedores

O VORTECS™ Score do Cointelegraph Markets Pro é um indicador de estilo quantitativo que fornece uma comparação “instantânea” entre as condições de mercado atuais e passadas para um determinado criptoativo.

Seu mecanismo de testes é baseado em inteligência artificial e realiza análises em tempo real de um conjunto fixo de fatores quantitativos para produzir uma pontuação numérica que prevê quando certos ativos podem estar prestes a entrar em um rali de alta: uma pontuação VORTECS™ mais alta significa que as condições atuais do mercado são otimistas, enquanto uma pontuação mais baixa é pessimista.

Muitos traders do Cointelegraph Markets Pro usam um determinado valor do VORTECS™ Score como um gatilho para entradas no mercado. Muitos traders usam um valor de 75 ou mais, já que 75 é o valor no qual a linha VORTECS™ torna-se verde na plataforma do Cointelegraph Markets Pro.

A linha VORTECS™ fica verde quando o XNO excede a pontuação de 75. Fonte: Markets Pro

No entanto, há um obstáculo potencial aqui: embora o VORTECS™ Score ofereça uma visão de nível institucional sobre os possíveis movimentos de mercado dos ativos, sua previsibilidade pode ser amplamente aprimorada ao combiná-lo com a confirmação dos indicadores apresentados acima.

Este princípio é inerente à negociação, e não à Pontuação VORTECS™ — quanto mais argumentos sustentam uma potencial negociação, maior a probabilidade de a negociação ser vencedora.

Para traders do Cointelegraph Markets Pro que consideram uma pontuação VORTECS™ de 75 como um possível gatilho de entrada, veja como usar os indicadores acima para confirmar as melhores oportunidades de negociação:

1. Usando o MACD como confirmação de um gatilho de pontuação VORTECS™ para o par ETH/USD.

A linha cinza representa o VORTECS™ Score, enquanto a linha branca representa o preço do ETH. Fonte: Markets Pro

Em 10 de janeiro de 2021, a pontuação VORTECS™ do par ETH/USD atingiu 81, desencadeando uma configuração de entrada. Uma inspeção da ação de preço no gráfico acima mostra que o gatilho foi precedido por uma linha rápida do MACD cruzando a linha de sinal, um indicador de alta.

A linha vertical azul mostra a hora em que o VORTECS™ Score foi acionado. A seta azul mostra o sinal MACD. Fonte: Markets Pro

Ao usar o MACD como uma ferramenta de confirmação, os astutos traders do Cointelegraph Markets Pro poderiam ter usado o gatilho VORTECS™ Score para capitalizar sobre o que foi o início da corrida de touros de 2021 para o Ether (ETH).

2. Usando o RSI como confirmação de um gatilho de pontuação VORTECS™ para o par DOT/USD.

Linha vertical azul mostra a hora em que o VORTECS™ Score foi acionado. A linha horizontal azul inclinada mostra uma divergência do RSI. Fonte: Markets Pro

Em 21 de setembro de 2021, a pontuação VORTECS™ para o par DOT/USD atingiu 75, desencadeando uma configuração de entrada. Uma inspeção da ação do preço mostra que o par DOT/USD acabou de exibir um sinal de divergência de alta do RSI:

O DOT/USD estabeleceu mínimas mais baixas (indicados pela linha horizontal azul inclinada no gráfico de preços), enquanto o RSI estabeleceu mínimas mais altas (indicados pela linha horizontal azul inclinada no gráfico do RSI).

Ao usar o RSI como uma ferramenta de confirmação, os astutos traders do Cointelegraph Markets Pro poderiam ter usado o gatilho VORTECS™ Score para capitalizar uma movimentação de quase 100% para o Polkadot (DOT) em dois meses.

3. Usar bandas de Bollinger como confirmação de um gatilho de pontuação VORTECS™ para o par DOT/USD.

O círculo vermelho mostra o par DOT/USD excedendo o limite inferior das Bandas de Bollinger. Fonte: Markets Pro

Como alternativa, os traders que usam bandas de Bollinger também poderiam ter usado o indicador como confirmação para o gatilho de pontuação VORTECS ™ em 21 de setembro de 2021.

O gráfico de preços do DOT mostra que ele caiu abaixo do limite inferior das bandas de Bollinger no mesmo dia em que o VORTECS ™ Score foi acionado, fornecendo confirmação imediata de alta para o ativo.

O Markets Pro do Cointelegraph fornece aos traders acesso fácil a ferramentas de nível institucional, como gatilhos de pontuação VORTECS™ e análise técnica tradicional. Emparelhados, essas ferramentas podem fornecer os alicerces para a criação de negociações de alta qualidade e alta probabilidade.

Veja como o Cointelegraph Markets Pro fornece dados que movimentam o mercado antes que essas informações se tornem de conhecimento público.

O Cointelegraph é um editor de informações financeiras, não um consultor de investimentos. Não fornecemos consultoria de investimento personalizada ou individualizada. As criptomoedas são investimentos voláteis e apresentam riscos significativos, incluindo o risco de perda total e permanente. O desempenho passado de um determinado ativo não é indicativo de resultados futuros. As figuras e gráficos estão corretos no momento da redação ou conforme especificado. Estratégias testadas ao vivo não são recomendações. Consulte seu consultor financeiro antes de tomar decisões financeiras.

Todos os ROIs citados são precisos em 14 de fevereiro de 2023…

LEIA MAIS

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *